quarta-feira, 7 de junho de 2017

Exercícios 4 Conjunções - 9º ano


20. Leia o período a seguir:

Nenhum homem ou mulher poderá ser livre se predomina o medo.

a) Reescreva o período, invertendo a posição da oração principal e da oração subordinada destacada:
b) Você precisou empregar algum sinal de pontuação quando fez esta transformação?

21. Observe estes outros períodos:

I - Se predomina o medo, enquanto se trabalha, nenhum homem ou mulher poderá ser livre.
II - Enquanto se trabalha, o medo predomina.

Responda:
a) Quantas orações há no período?
b) Separe as orações existentes em cada um dos dois períodos:
c) Qual a conjunção utilizada para unir as orações do período I?
d) Em que posição (início, meio, fim) apareceu a conjunção do período I?
e) E no período II?

22. Leia o diálogo entre duas zebras:

- Nosso amor não tem barreiras.
- Isso!
- Vamos casar mesmo você sendo branco de listras pretas e eu preta de listras brancas.
- Claro!

Responda:
a) A palavra MESMO inicia um pensamento que se soma ou que se opõe à ideia da oração anterior?
b) Mesmo faz parte de uma oração dependente ou independente da anterior?
c) A oração iniciada por MESMO é coordenada ou subordinada à anterior?
d) A oração iniciada pela palavra MESMO é classificada como adverbial concessiva porque ela faz uma concessão. O que significa CONCESSÃO?

23. Observe o período composto do diálogo entre as zebras do exercício 3.
a) Reescreva-o começando pela oração subordinada:
b) Você precisou fazer alguma mudança na pontuação? Por quê?

24. Altere a ordem em que as orações aparecem em cada um dos períodos, sem alterar o sentido. Preste atenção ao uso da vírgula ao iniciar seu período com a conjunção:
a) Defeitos não fazem mal quando há vontade e poder de os corrigir.
b) Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca.
c) Se não houver frutos, valeu a beleza das flores: se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.



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