terça-feira, 24 de outubro de 2017

ACENTUAÇÃO GRÁFICA - 7º ANO

ACENTUAÇÃO GRÁFICA – 7º ANO

1.       A ordem em que o delegado dá ao detetive é uma frase formada pelas palavras que deveriam estar acentuadas nesta relação. Qual é a frase?
Voce- ali – prendeu – so – tatu –seguira – Ari – Andre – ate – Manaus – Itaipu – Belem

2.       Justifique a acentuação gráfica destas palavras:
a      a)José:                                                                   
b       b) Além:                                                                 
c      c) Sós:                                                                  
        d)Avós:                                                               
         e) Laquê:                                                                
f       f) Ananás:
     g) está:
h   h) freguês:
     i) mocotó:
     j) pés:
     k) propôs:
     l) lá:
                                                              

3.       Justifique a acentuação destas palavras paroxítonas:
a)      Tênue:                                                               
b)      Néctar:                                                                
c)       Bílis:                                                                  
d)      Drágeas:                                                              
e)      Tórax:                                                                 
f)       Térreo:                                                                
g)      Álbuns:                                                                
h)      Lótus:                                                                  
i)        Ânsia:
j)        Hífen:
k)      Fútil
l)        Órfãs:
m) alívio:
n) égua:
o) pólen:
p) cútis:
q) médium:
r) ônix:
s) amêncoa:
t) cárter:
 

4.       Neste diálogo, duas personagens só empregam palavras acentuadas graficamente. Justifique a acentuação e acentue:
- Essa garota vem aqui todos os dias e fica horas.
- Voce, Angela, so  le historias fantasticas.
- Fantasticas, dramaticas, romanticas, humoristicas, porem  saudáveis, apreciaveis, espontaneas.

5.       Copie as palavras seguintes em três colunas, conforme a regra  de acentuação gráfica a que estão sujeitas:
A)     Monossílabos tônicos;
B)      Oxítonas terminadas em a,e,o seguidas de S;
C)      Paroxítonas terminadas em l, n, r, x.
Líquen – através – fêmur – fé – avô – atrás – chá – níquel – desdém – cós – vós – tricô – repórter – nó – bórax – aguarrás – xô – útil – você – câncer.

6.       Utilizando o dicionário, faça, pela ordem alfabética, uma relação de vinte palavras proparoxítonas: dez no singular e dez no plural.

7.       Escreva dez nomes de pessoas que devem ser acentuados por causa das regras que estudamos.

8.       Escreva dez nomes de cidades que devem ser acentuados por causa das regras que estudamos.

9.       Copie e acentue quando necessário as palavras abaixo, verifique se elas são oxítonas ou paroxítonas:
a)      Alem:                                                          
b)      Vagem:                                                     
c)       Item:                                                          
d)      Vintem:                                                      
e)      Belem:                                                   
f)       Hifens:                                                        
g)      Cem:                                                           
h)      Tambem:
i)     trem:
j)   imagens:
k)  ninguem:
l)   homem:
m) parabens:
n) viagens:
o) convem:
p) alguem:                                            

10.   Copie as palavras abaixo, separando suas sílabas e acentuando-as se necessário:
a)      Seda:                                                                   
b)      Galo:                                                                   
c)       Mare:                                                                  
d)      Guarana:                                                              
e)      Anis:                                                                    
f)       Ingles:
g) japones:
h) voce:
i) peru:
j) ate:
fk) fregues:
l) cipo:
                                                                




11.   Transforme as frases conforme o modelo:
Marcos irá vender a casa.
Marcos irá vendê-la.
b) A professora irá chamar a aluna.
c) O gato irá beber o leite.
d) Fábio vai colorir o desenho.
e) Gabriela vai ensinar sua irmã.
f) Ivã irá compor a música.

12.   Copie o texto abaixo, colocando os acentos que faltam:
“Esses tetos baixos me abafam... De modo que so resido em casa antiga. Acontece e que as casas velhas tem proprietarios velhos, muito velhos alias e por isso mesmo muito morredores. E seus herdeiros resolvem sempre vende-las a construtores de edificios. Resultado: ha anos que venho me mudando: sou uma pobre vitima do surto do progresso e do clamor publico.”

13.   Copie as palavras e acentue-as corretamente:
Serie – caracteristica – acessorio – consul – aceitavel – mare – cre – camara – moido – ama-lo –bibliografico – joia – area – benção – miudo – cronica – bau – o pais – gas  - chacara  - cantico – sauva  - japones – binoculo – codigo – proprio – orfã – colera.      

14.   Releia as regras de acentuação dos ditongos. Em seguida, copie as palavras e acentue-as quando necessário:
a)      Anzois:                                                                              
b)      Os pais:                                                                             
c)       Chapeu:                                                                             
d)      Doi:                                                                                    
e)      Seixo:                                                                                 
f)       Ateu:
g) ideia:
h) a saia:
i) farois:
j) ceu:
k) coisa:


15.   Copie as palavras em destaque, sublinhe os hiatos e acentue-os, se for necessário:
a)      A saude  é um bem precioso.
b)      O albatroz tem um belo voo.
c)       Todos sairam apressados.
d)      Esta casa está em ruinas.
e)      O juiz sofreu um atentado.
f)       A companhia sofreu um atentado.
g)      Morava perto do rio Guaiba.
h)      Vou passar as férias no Costão do Sauipe.

16.   Copie as palavras separando suas sílabas e acentue-as quando necessário:
Ruinas:                                                                              
Alias:                                                                                 
Leem:                                                                                
Queria:                                                                              
Ruido:                                                                                
Plebeu:                                                                                
Inocencia:                                                                           
Saude:                                                                                 
Saida:                                                                                 
Violeta:
luar:
coroneis:
farol:
carreteis:
veu:
apogeu:
ateu:
gaucho:
voo:
pia:
                                                                               

17.   Copie e acentue se necessário (consulte a  regra de I/U tônicos):
Piaui:                                                                                 
Peru:                                                                                  
Canguru:                                                                            
Jacarei:                                                                               
Guri:                                                                                   
Jau:                                                                                    
Urubu:                                                                               
Parati:                                                                                
Itu:                                                                                      
Destrui-lo:
Nu:
Aracaju:
Ali:
Jatai:
Baus:
Construi:
Sei:
Mingau:
Buriti:
O país:
                                                                         

18.   Copie as palavras e acentue-as se necessário. (consulte a regra das paroxítonas):
Inutil – baiano – imãs – fragil – regua – juri – orgão – dificeis  - sede – carater – portugueses – imoveis – mosca – humus – fossil – virus  - ferteis – aquele – util – consul – jovens – Cassia – Iris –Asia – forum – alfinete – jersei – hifen – possivel – orfãos – memoria – faceis – nuvens – raposa – martir – Italia.
19.   Copie as frases e acentue quando necessário:
a)      O joquei foi habil para obter a dificil vitoria.
b)      A medica, muito amavel, atendeu o orfão fora de seu horario.
c)       Voce tomou cafe ou cha esta manha? 
d)      A minha infancia esta registrada num album guardado la no sotão de casa. 
e)      As pulgas saltam tanto porque também tem pulgas.
f)       Ele desenhou um cubo com todas as suas arestas visiveis e invisiveis.
g)      Faisca é um garoto notavel. Admiro seu caráter.
h)      O perito fez perguntas sobre a vitima.
i)        A esperança é um urubu pintado de verde.

20.   Reescreva estas palavras retirando, conservando ou acrescentando o acento gráfico:
Biscoito – escarcéu – caracois – chapéu  - judeu – deuza – anzois – pinceis – padeiro – fogaréu – heróico – carretéis – lençois – feio.

21.   Reescreva cada palavra constituída dos hiatos I e U. Corrija-as, se necessário:
Juizo – raiz – saude – Raul – faisca – balaustre – rainha – Caim – caindo –Sauípe – sair – egoísmo – Tambau – Coimbra – viúva – tabuinha – feiissima – moinho – Itau – Guaíba – maiúscula – Piaui – ruim – bainha – heroína – juiz – destruir – ateismo  -  campainha.

22.   Corrija as palavras abaixo:
Vôo – crêem – enjôo – revêem – descrêem – prevêem – magôo – vêem – relêem – dôo – dêem - perdôo  .
23.   Escolha 5 palavras do exercício anterior e monte uma pequena história com elas.

24.   Separe as sílabas das palavras abaixo e corrija-as se necessário, observando a nova ortografia e justificando se perde ou continua o acento:

Ceu – ateu – xexéu – troféus – véus – Montevidéu – aluguéis – platéia –cruéis – venderei – baleia – quartéis – reino – loiro – Judéia – trapezóide – bóia – girasssóis – biscoito – Lindóia – boi – européia – apóio – asteróide – Coréia – estréia – jóia – jibóia – paranóia.

25.   Copie as frases e utilize o acento diferencial quando necessário:
a)      Sei que ontem ela não pode me ajudar, mas hoje ela pode.
b)      Ele tem  as camisetas, mas meu irmão tem a bola.
c)       Vou por meu nome neste trabalho, mesmo que seja advertido por isto.
d)      A forma do bolo não está em boa forma.
e)      Ana avisou que vem ao jogo, mas as irmãs dela não vem.

26.   Escreva uma frase para cada uma destas palavras observando o uso do acento diferencial:
a)      Pôr:                                                                      
b)      Por:                                                                      
c)       Pôde:                                                                  
d)      Pode:                                                                  
e)      Têm:
f)       Tem:
g)      Vêm:
h)      Vem:
i)) Porquê:
j) Porque:
k) Por quê:
l)) Por que:

27.   Neste diálogo, há doze palavras que devem ser acentuadas. Copie acentuando e citando a regra que manda acentuá-las:
- O tombo foi feio, mas tudo acabara bem.
- Ninguem ve que doi pra chuchu ficar imovel?
- Voce ficara imovel ai so ate sabado.

28.   Os nomes próprios, quando se enquadram em alguma regra, deverão ser acentuados graficamente. Copie, em ordem alfabética, os nomes próprios que deverão ser acentuados:
Eloi – Dinora – Sueli – Celia – America – Rondonia – Sa – Jair – Felix – Nelson – Janaina – Angela – Dulcineia – Alceu – Anhangabau – Ataulfo.

29.   Justifique a acentuação gráfica dos nomes da questão anterior.



30.   Explique por que são ou não acentuadas estas palavras:
a)      Gaúcho:                                                             
b)      Ruído:                                                               
c)       Tainha:
  d)      Ruim: 
   e) Jesuíta:                                                                                                                          
f)       Heroísmo:                                                           
g)      Atrair:                                                                 
h)      Caímos:
i)) Construindo:
j) Saúva:
k) Bainha:
l) Heroína:
m) Juiz:
n) Destruir:
o) Ateísmo:
p) Heroico:
                                                              




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