ACENTUAÇÃO GRÁFICA – 7º ANO
1.
A ordem em que o delegado dá ao detetive é uma
frase formada pelas palavras que deveriam estar acentuadas nesta relação. Qual
é a frase?
Voce- ali – prendeu – so – tatu –seguira – Ari – Andre – ate
– Manaus – Itaipu – Belem
2.
Justifique a acentuação gráfica destas palavras:
a a)José:
b b) Além:
c c) Sós:
d)Avós:
e) Laquê:
f f) Ananás:
g) está:
h h) freguês:
i) mocotó:
j) pés:
k) propôs:
l) lá:
g) está:
h h) freguês:
i) mocotó:
j) pés:
k) propôs:
l) lá:
3.
Justifique a acentuação destas palavras
paroxítonas:
a)
Tênue:
b)
Néctar:
c)
Bílis:
d)
Drágeas:
e)
Tórax:
f)
Térreo:
g)
Álbuns:
h)
Lótus:
i)
Ânsia:
j)
Hífen:
k)
Fútil
l)
Órfãs:
m) alívio:
n) égua:
o) pólen:
p) cútis:
q) médium:
r) ônix:
s) amêncoa:
t) cárter:
m) alívio:
n) égua:
o) pólen:
p) cútis:
q) médium:
r) ônix:
s) amêncoa:
t) cárter:
4.
Neste diálogo, duas personagens só empregam
palavras acentuadas graficamente. Justifique a acentuação e acentue:
- Essa garota vem aqui todos os dias e fica horas.
- Voce, Angela, so le
historias fantasticas.
- Fantasticas, dramaticas, romanticas, humoristicas,
porem saudáveis, apreciaveis,
espontaneas.
5.
Copie as palavras seguintes em três colunas,
conforme a regra de acentuação gráfica a que estão sujeitas:
A)
Monossílabos tônicos;
B)
Oxítonas terminadas em a,e,o seguidas de S;
C)
Paroxítonas terminadas em l, n, r, x.
Líquen – através – fêmur – fé – avô – atrás – chá – níquel –
desdém – cós – vós – tricô – repórter – nó – bórax – aguarrás – xô – útil –
você – câncer.
6.
Utilizando o dicionário, faça, pela ordem
alfabética, uma relação de vinte palavras proparoxítonas: dez no singular e dez
no plural.
7.
Escreva dez nomes de pessoas que devem ser
acentuados por causa das regras que estudamos.
8.
Escreva dez nomes de cidades que devem ser
acentuados por causa das regras que estudamos.
9.
Copie e acentue quando necessário as palavras
abaixo, verifique se elas são oxítonas ou paroxítonas:
a)
Alem:
b)
Vagem:
c)
Item:
d)
Vintem:
e)
Belem:
f)
Hifens:
g)
Cem:
h)
Tambem:
i) trem:
j) imagens:
k) ninguem:
l) homem:
m) parabens:
n) viagens:
o) convem:
p) alguem:
i) trem:
j) imagens:
k) ninguem:
l) homem:
m) parabens:
n) viagens:
o) convem:
p) alguem:
10.
Copie as palavras abaixo, separando suas sílabas
e acentuando-as se necessário:
a)
Seda:
b)
Galo:
c)
Mare:
d)
Guarana:
e)
Anis:
f)
Ingles:
g) japones:
h) voce:
i) peru:
j) ate:
fk) fregues:
l) cipo:
g) japones:
h) voce:
i) peru:
j) ate:
fk) fregues:
l) cipo:
11.
Transforme as frases conforme o modelo:
Marcos
irá vender a casa.
Marcos
irá vendê-la.
b) A
professora irá chamar a aluna.
c) O gato irá
beber o leite.
d) Fábio vai
colorir o desenho.
e) Gabriela
vai ensinar sua irmã.
f) Ivã irá
compor a música.
12.
Copie
o texto abaixo, colocando os acentos que faltam:
“Esses tetos
baixos me abafam... De modo que so resido em casa antiga. Acontece e que as
casas velhas tem proprietarios velhos, muito velhos alias e por isso mesmo
muito morredores. E seus herdeiros resolvem sempre vende-las a construtores de
edificios. Resultado: ha anos que venho me mudando: sou uma pobre vitima do
surto do progresso e do clamor publico.”
13.
Copie
as palavras e acentue-as corretamente:
Serie –
caracteristica – acessorio – consul – aceitavel – mare – cre – camara – moido –
ama-lo –bibliografico – joia – area – benção – miudo – cronica – bau – o pais –
gas - chacara - cantico – sauva - japones – binoculo – codigo – proprio –
orfã – colera.
14.
Releia
as regras de acentuação dos ditongos. Em seguida, copie as palavras e
acentue-as quando necessário:
a)
Anzois:
b)
Os
pais:
c)
Chapeu:
d)
Doi:
e)
Seixo:
f)
Ateu:
g) ideia:
h) a saia:
i) farois:
j) ceu:
k) coisa:
g) ideia:
h) a saia:
i) farois:
j) ceu:
k) coisa:
15.
Copie as palavras em destaque, sublinhe os
hiatos e acentue-os, se for necessário:
a)
A saude
é um bem precioso.
b)
O albatroz tem um belo voo.
c)
Todos sairam apressados.
d)
Esta casa está em ruinas.
e)
O juiz sofreu um atentado.
f)
A companhia sofreu um atentado.
g)
Morava perto do rio Guaiba.
h)
Vou passar as férias no Costão do Sauipe.
16.
Copie as palavras separando suas sílabas e
acentue-as quando necessário:
Ruinas:
Alias:
Leem:
Queria:
Ruido:
Plebeu:
Inocencia:
Saude:
Saida:
Violeta:
luar:
coroneis:
farol:
carreteis:
veu:
apogeu:
ateu:
gaucho:
voo:
pia:
luar:
coroneis:
farol:
carreteis:
veu:
apogeu:
ateu:
gaucho:
voo:
pia:
17.
Copie e acentue se necessário (consulte a regra de I/U tônicos):
Piaui:
Peru:
Canguru:
Jacarei:
Guri:
Jau:
Urubu:
Parati:
Itu:
Destrui-lo:
Nu:
Aracaju:
Ali:
Jatai:
Baus:
Construi:
Sei:
Mingau:
Buriti:
O país:
Nu:
Aracaju:
Ali:
Jatai:
Baus:
Construi:
Sei:
Mingau:
Buriti:
O país:
18.
Copie as palavras e acentue-as se necessário.
(consulte a regra das paroxítonas):
Inutil – baiano – imãs – fragil – regua – juri – orgão –
dificeis - sede – carater – portugueses
– imoveis – mosca – humus – fossil – virus
- ferteis – aquele – util – consul – jovens – Cassia – Iris –Asia –
forum – alfinete – jersei – hifen – possivel – orfãos – memoria – faceis –
nuvens – raposa – martir – Italia.
19.
Copie as frases e acentue quando necessário:
a)
O joquei foi habil para obter a dificil vitoria.
b)
A medica, muito amavel, atendeu o orfão fora de
seu horario.
c)
Voce tomou cafe ou cha esta manha?
d)
A minha infancia esta registrada num album
guardado la no sotão de casa.
e)
As pulgas saltam tanto porque também tem pulgas.
f)
Ele desenhou um cubo com todas as suas arestas
visiveis e invisiveis.
g)
Faisca é um garoto notavel. Admiro seu caráter.
h)
O perito fez perguntas sobre a vitima.
i)
A esperança é um urubu pintado de verde.
20.
Reescreva estas palavras retirando, conservando
ou acrescentando o acento gráfico:
Biscoito – escarcéu – caracois –
chapéu - judeu – deuza – anzois –
pinceis – padeiro – fogaréu – heróico – carretéis – lençois – feio.
21.
Reescreva cada palavra constituída dos hiatos I
e U. Corrija-as, se necessário:
Juizo – raiz – saude – Raul – faisca – balaustre – rainha –
Caim – caindo –Sauípe – sair – egoísmo – Tambau – Coimbra – viúva – tabuinha –
feiissima – moinho – Itau – Guaíba – maiúscula – Piaui – ruim – bainha –
heroína – juiz – destruir – ateismo
- campainha.
22.
Corrija as palavras abaixo:
Vôo – crêem – enjôo – revêem – descrêem – prevêem – magôo –
vêem – relêem – dôo – dêem - perdôo .
23.
Escolha 5 palavras do exercício anterior e monte
uma pequena história com elas.
24.
Separe as sílabas das palavras abaixo e
corrija-as se necessário, observando a nova ortografia e justificando se perde
ou continua o acento:
Ceu – ateu – xexéu – troféus – véus – Montevidéu – aluguéis
– platéia –cruéis – venderei – baleia – quartéis – reino – loiro – Judéia –
trapezóide – bóia – girasssóis – biscoito – Lindóia – boi – européia – apóio –
asteróide – Coréia – estréia – jóia – jibóia – paranóia.
25.
Copie as frases e utilize o acento diferencial
quando necessário:
a)
Sei que ontem ela não pode me ajudar, mas
hoje ela pode.
b)
Ele tem as camisetas, mas meu irmão tem a bola.
c)
Vou por meu nome neste trabalho, mesmo
que seja advertido por isto.
d)
A forma do bolo não está em boa forma.
e)
Ana avisou que vem ao jogo, mas as irmãs
dela não vem.
26.
Escreva uma frase para cada uma destas palavras
observando o uso do acento diferencial:
a)
Pôr:
b)
Por:
c)
Pôde:
d)
Pode:
e)
Têm:
f)
Tem:
g)
Vêm:
h)
Vem:
i)) Porquê:
j) Porque:
k) Por quê:
l)) Por que:
i)) Porquê:
j) Porque:
k) Por quê:
l)) Por que:
27.
Neste diálogo, há doze palavras que devem ser
acentuadas. Copie acentuando e citando a regra que manda acentuá-las:
- O tombo foi feio, mas tudo acabara bem.
- Ninguem ve que doi pra chuchu ficar imovel?
- Voce ficara imovel ai so ate sabado.
28.
Os nomes próprios, quando se enquadram em alguma
regra, deverão ser acentuados graficamente. Copie, em ordem alfabética, os
nomes próprios que deverão ser acentuados:
Eloi – Dinora – Sueli – Celia – America – Rondonia – Sa –
Jair – Felix – Nelson – Janaina – Angela – Dulcineia – Alceu – Anhangabau –
Ataulfo.
29.
Justifique a acentuação gráfica dos nomes da
questão anterior.
30.
Explique por que são ou não acentuadas estas
palavras:
a)
Gaúcho:
b)
Ruído:
c)
Tainha:
d) Ruim:
e) Jesuíta:
d) Ruim:
e) Jesuíta:
f)
Heroísmo:
g)
Atrair:
h)
Caímos:
i)) Construindo:
j) Saúva:
k) Bainha:
l) Heroína:
m) Juiz:
n) Destruir:
o) Ateísmo:
p) Heroico:
i)) Construindo:
j) Saúva:
k) Bainha:
l) Heroína:
m) Juiz:
n) Destruir:
o) Ateísmo:
p) Heroico:
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