segunda-feira, 28 de maio de 2018

EXERCÍCIOS - FIGURAS DE LINGUAGEM - 82

Exercícios: Figuras de Linguagem (82)

1. Transforme estas comparações em METÁFORAS:
a) Sua voz é encantadora como um violão em serenata.
b) Ascânio é forte como um leão.
c) Arnetilde é leve como uma pluma para dançar.

2. Forme METÁFORAS, como no exemplo:
MODELO: Para brincar, Balduíno é rápido.
RESPOSTA: Para brincar, Balduíno é um foguete.

a) Disolina é brava. A onça também é brava.
b) Ataulfo é um bom cantor. O rouxinol também é um bom cantor.
c) A casa de Semíramis é bela e rica. Um palácio também é belo e rico.
d) Em se tratando de negócios, Ari é esperto. A raposa também é esperta.

3. Copie as frases que contêm METÁFORAS:(5 frases)
a) Carlos é um homem de vontade férrrea.
b) O brilho de suas palavras, tornou-o simpático.
c) Isaltino é um belo garoto de cabelos louros.
d) Dulcineia tem os cabelos de ouro.
e) A doçura de seus gestos encantou os colegas.
f) A voz aveludada de Zulmira era nítida na gravação.
g) Por que Belisário enrusbesceu ao ver a elegante garota?

4) Justifique as respostas da questão anterior como no exemplo:
RESPOSTA: a) A vontade do Carlos é forte como o ferrro.

5. Identifique se ocorre ANTÍTESE ou EUFEMISMO em cada uma das frases:
a) Eis a muler amada! Seja ela o princípio e o fim de todas as coisas.
b) Quando a bola saía, entravam os comentários dos torcedores.
c) Aconteceu que passados quatro anos, D. Elvira, mudou de residência para outro mundo.
d) Deixa que hoje me chame nosso Senhor Jesus Cristo.
e) Alberico não era dado ao trabalho, por isso foi demitido.
f) Ontem chorava muito, hoje bagunça a vida dos outros.

6. identifique se ocorre HIPÉRBOLE, IRONIA ou PROSOPOPEIA:
a) Vejam os altos feitos destes senhores: acabar com os bens do país e fomentar a corrupção.
b) Após a brincadeira, os meninos estavam mortos de sede.
c) Que grande matemático você deve ser, para não conseguir resolver estas continhas.
d) Lenta e quieta a sombra cobre tudo o que vejo.
e) Os atletas não corriam: voavam.

7. Encontre nas frases PROSOPOPEIA, ANTÍTESE, EUFEMISMO, HIPÉERBOLE ou IRONIA:
a) Tua redação podia ser melhor... (tratando-se de uma péssima redação)
b) Tua demissão foi para não caíres ao peso de tantas glórias.
c) Veja o seu grande esforço: notas baixas em todas as matérias!
d) O próprio tempo vai parar para ouvir.
e) Os prédios são altos e espiam traiçoeiramente nas sombras.
f) O amor espiritualiza o homem e materializa a mulher.
g) Creio que ele faltou com a verdade.
h) Chorei bilhões de vezes com a canseira daquele trabalho.

8. Construa um pequeno texto com as 5 figuras trabalhadas no exercício 7.

9. Copie os períodos que contêm PROSOPOPEIA: (4 frases)
a) A tarde agoniza se não vens Elisa.
b) Não sei se eu ria ou chorava...
c) O sino de prata desata seus gritos.
d) À noite, a lua atira beijos de prata aos namorados.
e) Por fora não tem cabelo; por dentro não tem miolo.
f) Chorava a flor e gemia, branca, branca de terror!

10. Escreva 2 frases com PROSOPOPEIA.

11. Retire as palavras em cada estrofe, que causam ANTÍTESE:
a) Com o sol a pino, há um súbito cansaço,
    e o caule tomba sobre o solo de aço:
    sobem as formigas pelas hastes lisas,
    descem insetos para o solo exausto.

b) Quero vivê-lo em cada vão momento
     E em seu louvor hei de espalhar meu canto
     E rir meu riso e derramar meu pranto
     Ao seu pesar ou seu contentamento.

12. Reescreva as frases, usando EUFEMISMO, como no exemplo:
MODELO: A pintura da casa ficou uma porcaria.
RESPOSTA: A pintura da casa poderia teer ficado um tantinho melhor.

a) Você nada entende desse assunto!
b) O empregado da oficina é um beberrão. (bêbado)
c) Aquele homem é um porco.
d) Fulgêncio é um grande mentiroso.
e) A tia de Maria morreu.
f) João é um comilão.
g) Minha tia é completamente cega.

13. Copie as frases em que ocorre HIPÉRBOLE: (5 frases)
a) A sede era tanta que bebeu toda a água de rio.
b) Com a poluição, as águas do rio estavam escuras.
c) Estou aqui há um século, esperando você pentear os cabelos.
d) Renato riu tanto do palhaço que rasgou a boca.
e) A moça enfeitou-se cuidadosamente para ver o namorado.
f) Fui tão mal na prova que fiquei devendo nota.

14. Escreva 2 frases com HIPÉRBOLE.

15. Explique por que há IRONIA nestes períodos:
a) O marido folgou e a calma senhora tocou-lhe o abajur na cabeça.
b) A boa senhora, D. Inácia, era mestra em judiar das criancinhas.

16. Escreva uma só frase que contenha PROSOPOPEIA, ANTÍTESE e EUFEMISMO ao mesmo tempo.

17. Descubra o ser a que estas PERÍFRASES se referem:
a) E eis que, em 1942, o Navegador Genovês descobriu a América.
b) Não podia deixar de oferecer-te a Rainha das flores.
c) Gostaria de visitar a Cidade Eterna  e a Cidade Luz!
d) O Mártir da Independência morreu, mas suas ideias permaneceram vivas.
e) Encontrei o Rei das Selvas  que impôs sua autoridade com um forte rugido.

18. Descubra a quem ou o que estas PERÍFRASES se referem:
a) Cidade Maravilhosa:
b) Ilha da Magia:
c) Cidade Sorriso:
d) Rainha dos baixinhos:
e) Rei do futebol:
f) Cidade azul:
g) Rei dos animais:

19. Elabore frases utilizando as PERÍFRASES do exercício 18.

20. Elabore PERÍFRASES para:
a) um colega da sala:
b) uma pessoa famosa:
c) uma cidade:
d) um animal:
e|) um artista:

21. Escreva um trecho para um narrador de futebol. Ele deve empregar PERÍFRASES para estes elementos: bola, goleiro, Estádio do Maracanã, juiz:

22. Retire as METONÍMIAS de cada frase:
a) Este garoto é o Rui Barbosa desta escola.
b) Quem mandou cortarem a sombra daquela árvore?
c) O velho bronze da igreja anuncia que é hora de orações.
d) Vocês já leram Monteiro Lobato?
e) O soldado defende o bem-estar da Pátria.
f) Com tanta dívida, ele pode até ficar sem teto.
g) A garrafa causou-lhe inúmeros males.
h) Quanto gado! Deve haver aqui mil cabeças.
i) O rapaz pediu a mão da moça em casamento.
j) Gosto de espeto corrido, aos domingos.

23. Tente explicar as METONÍMIAS das frases anteriores, como no modelo:
MODELO: Rui Barbosa = orador inteligente

24. Identifique as frases em que ocorrem METÁFORA, PERÍFRASE ou EUFEMISMO:
a) Não há nada mais lindo do que um seresteiro ao som de um pinho.
b) São do Poeta Indianista estas palavras: "Viver é lutar!"
c) Nesse caso, tudo leva a crer que João é um santo.
d) A Terra inteira chorou a morte do Papa.
e) Sua vozinha doce foi enfim ouvida por todos.
f) Aquele vírus despeja a morte por todos os lados.
g) Estou aqui para pedir a mão de sua filha em casamento.
h) Vi no museu um Portinari legítimo.
i) A reação do garoto foi um sorriso amarelo.
j) O Gigante da América Latina está cada vez pior!

25. Identifique se ocorre METÁFORA, COMPARAÇÃO ou METONÍMIA em cada frase:
a) O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.
b) Meu coração é um balde despejado.
c) Pão para quem tem fome!
d) Esses calos, meu amigo, são ossos do ofício.
e) Gosto de ler Camões e ouvir Chopin.
f) Inocente como uma mosca que aceita convite de aranha.
g) É lindo! Deve ter custado os olhos da cara!

26. Transforme as COMPARAÇÕES em METÁFORAS:
a) Olívia é magra como um palito.
b) Sua boca é fechada como um cadeado.
c) O meu olhar é nítido como um girassol.
d) Você é insensível e frio como uma pedra.
e) Artur era astuto como uma raposa.
f) Aos domingos a cidade fica vazia como um deserto.

27. Classifique cada frase em PERÍFRASE, SINESTESIA, CATACRESE, ALITERAÇÃO ou ONOMATOPEIA:
a) Na messe que enlouquece, estremece a quermesse.
b) Em seu olhar gelado percebi uma ponta de desprezo.
c) Das entranhas da terra jorra o Ouro Negro.
d) Santos Dumont, o Pai da Aviação, projetou e construiu os mais leves e possantes aeroplanos.
e) O piano jamais abana a cauda.
f) Vozes veladas, veludosas vozes.
g) O céu da boca de Irene está queimado.
h) O sino bate bão bão bão.
i) Ouvi o cocoricó da galinha no terreiro.

28. Explique as METONÍMIAS abaixo:
a) Este trabalho custou-me muito suor..
b) As velas rumaram para o mar.
c) Felipe fumava um havana.
d) A terra inteira lamentou a catástrofe,
e) Comprei um Portinari por um preço exorbitante.

29. Forme frases com as palavras abaixo, usando-as no sentido metafórico. Siga o modelo:
MODELO: Sonho = A vida é um sonho de padaria.

a) tesouro
b) mármore
c) fogo
d) neve
e) gato

30. Neste diálogo, apenas uma das personagens emprega ELIPSE e PLEONASMO. Copie a fala em que isto ocorrre:

        - Dê um abraço nos conhecidos e leve nossas saudades.
        - Esperamos que os bons momentos você os guarde para sempre!
        - Ficaremos à espera de suas mensagens.
        - Agradeço a bondade e prometo nunca me esquecer de vocês.

31. Reescreva as frases de modo que contenham ELIPSE, como no modelo:
MODELO: Ele comeu o bolo e nós comemos o bolo também.
RESPOSTA: Ele comeu e bolo e nós também.

a) O homem exigia que nós lhe entregássemos a chave do carro.
b) A moça canta como canta um rouxinol.
c) Eu sei disso e tu sabes também, não é mesmo?

32. Reescreva as frases de modo que contenham PLEONASMO:
MODELO: Lambi o picolé de chocolate.
RESPOSTA: Lambi com minha língua o picolé de chocolate.

a) Apalpei o pacote para ver se o objeto não se quebrara.
b) Joguei no lixo aquelas cartas infelizes.
c) Vocês não me enganam mais com essa conversa.
d) Vi o que aquele rapaz fez.

33. Empregue HIPÉRBATO ao copiar estes períodos:
MODELO: Uma estrela cintila no firmamento.
RESPOSTA: No firmamento uma estrela cintila.
                      Cintila no firmamento uma estrela.

a) Os olhos de Luísa são raios de Sol.
b) Um lenço branco acena em despedida.
c) O casal entrelaçou as mãos amorosamente.
d) Os prisioneiros fugiram da prisão.
e) O rapaz saltou da ponte Hercílio Luz.

34. Os períodos seguintes são exemplos de HIPÉRBATO, copie-os na ordem direta (sujeito, verbo, objetos e adjuntos):
a) Junto à porta cochila o velho feiticeiro.
b) Tão longe vai o rastro exíguo das gaivotas.
c) Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
    De um povo heroico o brado retumbante.

35. Cite que espécie de SILEPSE há nestes períodos (se de gênero, número ou pessoa):
a) Aquele casalzinho lá no jardim parecem apaixonados.
b) A gente está cansado deste regime! - exclamou Gilberto.
c) V.Rev.mª, padre João, foi convidado para celebrar este casamento.
d) Os brasileiros é que somos boa gente?
e) Quando viu os pratos vazios, Rita exclamou: "Que gente esfomeadas!"
f) Acho São Paulo muito barulhenta e poluída.
g) O povo, com aquelas palhaçadas, estouravam de rir.
h) Os professores sempre estamos atentos a esse problemas.

36. Copie eliminando as SILEPSES (faça a concordância gramatical):
a) O rapaz disse zangado: "A gente não gosta de ser enganado!"
b) A população desta cidade estamos confiantes no seu apoio.
c) A tropa, ouvindo aquele estrondo, dispararam pelo campo.

37. Que ELIPSES ocorreram nas frases acima?

38. Empregue SILEPSE nos períodos abaixo:
a) A criançada, depois que a guarda partiu, recomeçou a algazarra.
b) Os funcionários dos Correios estão preocupados com o caso.
c) Homens e mulheres gostariam de ver o fim das violências.
d) Governador, V.Ex.ª parece insatisfeita com alguns Secretários.

38. Cite as espécies de SILEPSES que você usou ao copiar os períodos da questão anterior.

39. Identifique se ocorre PLEONASMO,  POLISSÍNDETO (ou REPETIÇÃO), SILEPSE ou ONOMATOPEIA nos períodos abaixo:
a) O Sol chegou antes e iluminou as casas e alegrou as crianças e entristeceu o poeta.
b) Sino da paixão bate bão-bão-bão.
c) Os portugueses sois assim feitos.
d) Morrerás morte vil da mão de um forte.
e) Tão lenta e serena e bela e majestosa vai passando a vaca.
f) O mar foi ficando escuro, escuro, até que a última chama se apagou.
g) Dizem que os cariocas somos poucos dados aos jardins públicos.
h) Cricila o grilo: "Que frio!"
i) Tudo se encadeia, tudo se prolonga, tudo se continua no mundo...
j) Aos outros, faltou-lhes coragem.

40. Em todas as  frases abaixo ocorrem SILEPSES. Informe se elas são de número, gênero ou pessoa:
a) Vossa Escelência parece magoado com a repercurssão da notícia.
b) Corria gente de todos os lados e gritavam.
c) Passou um grupo de alunos por aqui e comemoravam o diploma.
d) Conheci uma criança... mimos e castigos pouco podiam com ele.
e) Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos.
f) Todos os filhos de Adão padecemos nossas mutilações e fealdades.
g) Os portugueses sois assim feitos.

41. Identifique as figuras que ocorrem nestes períodos PLEONASMO, SIPLESE, HIPÉRBATO ou ELIPSE:
a) Tua mãe não lembro o que eu ia falar.
b) O meu tormento leve me torne a terra dura.
c) Dos navios errantes quem sabe o rumo.
d) Há prodígios inauditos visto com os olhos, palpados com as mãos, pisados com os pés.
e) Quando a gente é novo, gostade fazer bonito.
f) Nem ele entende a nós, nem nós a ele.
g) Todos os sertanejos somos assim.
h) Alguém andava então bem saudosa.
i) Corria gente de todos os lados, e gritavam.

42. Identifique as figuras de linguagem que encontrar neste texto (reveja os conceitos de cada uma):

        "Era noite alta. O luar fugira. Nenhum ruído perturbava o coaxar dos sapos.
        Pouco a pouco as copas das árvores e os montes tornavam-se avermelhados. E a luz imperou no céu. Era dia. Os pássaros sedentos bebericavam em êxtase o oA)valho das folhas das árvores, pipilando.
        Mais longe, os urubus espreitavam do alto uma cabeça de gado que encontrara o ponto final da vida: talvez até pensassem: 'Nossas vidas de tua morte!'. Alguns subiam aos céus, outros desciam à terra afoitamente, sempre desejando fartar-se do sangue alheio.
        Ó aves de mau agouro, sois átila da matéria em putrefação. Não tendes medo de aspirar odores pouco agradáveis? Mas em meio ao horror que causais há uma beleza: levai o alimento ao bico de vossos filhos!
        Agora o negrume é completo: há um milhão de urubus bebendo o rubro champanha da rês morta. Cantam e dançam e riem e se alimentam e voam com asas velozes."





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