quarta-feira, 15 de agosto de 2018

APOSTO E VOCATIVO - 7º ANO

APOSTO E VOCATIVO - 7º ANO

APOSTO: é a palavra ou expressão que serve para explicar outra palavra ou expressão:

Características do aposto:
* Aparece separado por vírgula;
* Pode aparecer depois de 2 pontos (:);
* Pode ter núcleo (palavra mais importante dele) e adjunto adnominall (palavra(s) que acompanha(m) o núcleo) se contiver mais de uma palavra;
* Quando há mais de um núcleo o aposto é composto.

EXERCÍCIOS SOBRE APOSTO:

1. Copie em 2 colunas: os APOSTOS e as PALAVRAS EXPLICADAS pelos apostos:

a) Deus, nosso pai, deu-nos cabeça para pensar.
b) Na festa, encontrei vários amigos: José, Luís, Ricardo.
c) Iracema, o livro, conta a história de um amor infeliz.
d) Antônio, o meu vizinho, não veio ontem à aula.
e) Ele quer que eu, seu amigo, lhe empreste meus apontamentos.
f) Durante a viagem, visitamos muitos lugares: São Paulo, Campinas, Santos.
g) João, o aluno da 72, comprou vários livros: Vidas Secas, Luciana, Saudade e Til.

2. Acrescente aposto separado por vírgulas para explicar as palavras em destaque:
a) ALFREDO está aniversariando.
b) Aquele RIO é muito largo.
c) Recebi uma visita de ROSA.
d) AMANHÃ, não irei à aula.
e) Conheço bem esse RAPAZ.
f) Minha TIA viajou ontem.

3. Usando aposto, escreva uma frase que responda à pergunta da menina:

           - Pra que serve esta ferramenta?
           - ________________________________________________

4. Sublinhe os apostos das frases:
a) Zumbi, herói do Quilombo dos Palmares, lutou até va morte em favor de seu povo.
b) Thaís, minha única irmã, entrou na faculdade.
c) Desejo-lhe uma coisa: felicidades!
d) Santos Dumont, o Pai da Aviação, era brasileiro.
e) Emprestei-lhe um livro de Machado de Assis, meu autor preferido.
f) Pelé, o rei do futebol, ultrapassou os mil gols.
g) Anita Garibaldi, mulher de fibra, acompanhou o marido nas guerras.
h) Depois da acusação veio a surpresa: um livro de presente.

5. Coloque vírgulas para separar os apostos:
a) Hoje 1º de abril é o dia da mentira.
b) Tiradentes mártir da Inconfidência foi traído pelos companheiros.
c) Joinville cidade das flores foi fundada por imigrantes alemães.
d) Aristides o padeiro voltou a Portugal.
e) O Natal festa máxima do cristianismo é comemorado em dezembro.
f) Dois meninos Felipe e Gabriel receberam o 1º prêmio no campeonato de judô.
g) A soja cereal rico em proteína pode substituir a carne, o leite e o feijão.
h) Carlos Gomes autor da ópera O Guarani nasceu em Campinas.
i) Castro Alves o poeta dos escravos também escreveu versos de amor.

6. Retire os apostos das frases e construa novas orações, com aposto:
a) Juquinha, menino tímido, tem dificuldade nos estudos.
b) Einstein, físico alemão, criou a teoria da relatividade.
c) Agora tenho outras aspirações: aprender física e astronomia.
d) Félix, meu primo, ganhou medalha de ouro no torneio de vôlei.
e) Portinari, pintor paulista, é mundialmente famoso.
f) Leio constantemente Fernando Pessoa, meu poeta preferido.
g) Para toda classe de males há dois remédios: O tempo e o silêncio.
h) A primavera, estação das flores, é sempre bem-vinda.
i) Paris, capital da França, é muito visitada pelos estrangeiros.
j) Recife, a Veneza brasileira, tem pontes decoradas com motivos holandeses.

7. Observe o modelo e faça a análise sintática das outras frases:
MODELO: Os móveis, esta mesa de mármore e aquela cadeira, estão conservados.

SUJEITO: Os móveis
PREDICADO: estão conservados
APOSTO: esta mesa de mármore e aquela cadeira 
NÚCLEO DO APOSTO: mesa, cadeira
ADJUNTO ADNOMINAL DO APOSTO: esta, de mármore, aquela

a) A Lua, o encanto dos namorados, ilumina toda a praça.
b) Sultão, o cachorro, parece muito doente.
c) Eu lhe presento Laura, minha prima.
d) Ninguém disse nada a você, minha querida.
e) Guarani, obra de José de Alencar, conta a história de um índio.


VOCATIVO:

Vocativo é a palavra ou expressao que serve para chamar a atenção de alguém.

Características do vocativo:

* Pode estar precedido de um Ó;
* Aparece sempre separado por vírgula(s);
* Às vezes aparece repetido;
* Tem núcleo (o Ó acompanha) e pode ter adjunto adnominal.

EXERCÍCIOS SOBRE VOCATIVO:

1. Indique com um X as frases em que as palavras em destaque constituem vocativo:
a) VALFRIDO acordou cedo.
b) Você, MARIA,  já se vai?
c) Não acordem PAPAI.
d) MAMÃE, onde está a vovó?
e) Não aguento, SENHOR, esta dor.!
f) Você, filho, desgostou SEU PAI.
g) ARI, Ana precisa de você.

2. Copie 3 vezes estas frases, acrescentando vocativo no início, no meio e no fim, como no exemplo:
EXEMPLO: Sente-se nesta cadeira.
NO INÍCIO: João, sente-se nesta cadeira.
                      Sente-se, João, nesta cadeira.
                      Sente-se nesta cadeira, João.

a) Você gosta de festa?
b) Onde estão estas revistas?
c) Você trouxe muita alegria.
d) Não me esperem tão cedo.
e) Sentei-me perto do juiz.

3. Sublinhe os vocativos:
a) Doutor, tocaram a campanhia.
b) Alguém esta doente, senhora?
c) Mamãe, mamãe, ajude-me!
d) Talvez eu viaje amanhã, Rita.
e) Preciso de luz, minha gente.
f) Aqui, rapaz, nada se compra.
g) Carolina, os seus olhos fundos guardam tanta dor.
h) O pato, menina, é um animal com buzina.
i) Tu, artista, com zelo esmerilha e investiga.
j) Pastores da terra, tereis um salário e andarás por bailes vosso coração.
k) Qual o quê, sinha Rosa! Aquilo é espírto... e dos bons.
l) Claro que o admiro, homem!
k) Meu bem, não chores, hoje tem filme de Carlito.

4. Sublinhe os vocativos e acrescente vírgulas para separá-los:
a) Não te assuste Eurídice!
b) Ah! Bianca, eu quero dizer uma coisa pra você...
c) Não faça isso Egeu.
d) Os atos heroicos meu amigo jamais são esquecidos.
e) Minos seu tratante você me paga.
f) Como pudeste esquecer o meu amor, ingrato Teseu?


5. Classifique as palavras destacadas em sujeito ou vocativo:
- MÃE, veja como eu ando sobre as pedras.
A MÃE olhou, sorriu e avisou que ele poderia cair.
O FILHO continuou a brincadeira. De fato, caiu e ralou os joelhos.
- Viu, MEU FILHO, eu bem que te avisei!
- MÃE, você aparece bruxa!

6. Sublinhe os vocativos:
a) Bom dia, príncipe!
b) Senhor! Como a roça cheira bem.
c) Ó meu amigo, que saudade infinita!
d) E agora, José?
e)Bebe, estrangeiro, e verás como a água é amiga.
f) Cecília, és tão forte e tão frágil.
g) Teu nome, Maria Lúcia, tem qualquer coisa que afaga.
h) Faça um poema, Joaquim.
i ) Meu amor é simples, Dora, como a água e o pão.
j) Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
k) Santa Clara, clareai estes ares!
l) Senhor! Que buscas tu?
m) Boa noite, Maria! Eu vou-me embora.



EXERCÍCIOS SOBRE APOSTO E VOCATIVO:

1. As palavras destacadas são apostos ou vocativos?
a) COLOMBO, fecha as portas de teus mares!
b) Dá-me que eu beba, PECADOR SEM CRIME.
c) Sinha-Mocinha, MINHA MÃE, ralhava...
d) SÁ DONA, eu sou marinheiro.
e) Como é triste, MEU DEUS, esta recordação!
f) Sem saber, tu me obrigas, FILHO AMADO, a procurar a rota mais segura.
g) Mata-me, PURO AMOR, mas docemente...
h) As estrelas, GRANDES OLHOS CURIOSOS, espreitam através da folhagem.
i) As vossas mãos, SENHORA, são formadas de brandura.
j) Grande é o poder de Maria, ESPOSA DE SÃO JOSÉ.
k) MENINA DE OLHOS COMPRIDOS, esperaste e eu não voltei...

2. Classifique as palavras em destaque em aposto ou vocativo e as coloque entre vírgulas:
a) AUGUSTO venha cá!
b) Buda O ILUMINADO dispensou seus bens materiais.
c) Brasília A CAPITAL FEDERAL foi inaugurada em 1960.
d) Nâo quebre seus elos Ó LAÇO DE FITA!
e) Vamos viver de brisa  ANARINA.
f) Tudo acabou: AS CASAS OS JARDINS AS ÁRVORES.
g) Grandes são os desertos MINHA ALMA.
h) Eu tenho uma mensagem para Hagar O HORRÍVEL.
i) Você está diante dele COMPANHEIRO!






4 comentários: